segunda-feira, 30 de agosto de 2010

silêncio que estou a ler


Eram momentos sagrados, os do pequeno-almoço tomado em silêncio, a ler banda desenhada. Às vezes lanches, outras vezes, o prazer de ler com uma taça de papa misturada com leite condensado.
Durante anos, o meu avô materno coleccionou todos os suplementos de banda desenhada dos jornais portugueses, que enviava para as netas, em Moçambique.
A recepção daqueles pacotes era um momento alto das nossas vidas. A mãe Aida abria a encomenda à nossa frente, para não se perder nada. E decretava a seguir o ritmo a que se consumiria aquela leitura.
Uma vez por mês chegava também o caixote dos livros, encomendados numa livraria da Beira. E mais uma vez se repetia o ritual. E a distribuição das leituras.
Os livros foram sempre tantos que, ao sair de Moçambique, houve que tomar a dolorosa decisão de lá deixar quase tudo. A doação à biblioteca de Inhambane aliviou um pouco a separação. Mas confesso que me custou deixar as pilhas de banda desenhada para trás.
Já voltei a Inhambane e à biblioteca, mas os livros não estavam lá. E os leitores pagam 5 meticais para levantar livros. A parte dedicada aos livros ocupa agora uma sala do edifício alocado à polícia.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

flores celestiais


Dos céus vêm sinais, diriam alguns. Como esta 'flor' desenhada no céu por nuvens dispersas pelo vento. Indicativo da fúria divina numa marca indiciadora de desagrados vários? Ou sinónimo de vindouras benesses? A cada qual o seu milagre, digo eu, que já sei que nisto de deuses e diabos é preciso aprendermos a dar-nos com todos. Pela vida fora, fartamos-nos de passar por festas e infernos, muitos deles de bastante menor beleza do que esta imagem. Ao menos aqui assistimos ao ocasional 'floreado celestial' sem outras consequências que as de um magnífico espectáculo.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

as flores da aida


São coisas familiares, essas da terra revolvida e regada que cheira a chuva, das saquetas de papel com sementes, das canas para segurar os pés mais frágeis, dos vasos espalhados por todo o lado e das regas ao final da tarde. São as plantas e as flores da Aida, que sempre gostou de pegar em folhas e hastezinhas para as transformar em plantas e flores viçosas. Ainda ontem me mostrou esta (a da fotografia), mais um dos resultados do seu "dedo verde", que é, como dizem os ingleses, o jeito ou dom para as plantas e para os jardins.
É assim a Aida, no meio dos seus vasos e das lagartixas e osgas a quem também vai dando abrigo. Houve tempos em que teve como companheira uma fiel lagartixa que vivia na máquina da costura.
Se quisesse esboçar-vos uma imagem dela, seria com certeza no meio das plantas e dos animais que tem resgatado a vida inteira, pedacinhos deste mundo a que ninguém mais liga e a que ela restitui vida e significado.
Pensar na Aida é assim como pensar numa mãe de tudo e todos, sempre rodeada de uma aura recheada pelo espírito de tudo e todos quantos foi pondo debaixo da sua asa.

domingo, 15 de agosto de 2010

solidez e força


Sempre me fascinou a solidez e a força das peças da era industrial. Vá lá saber-se porquê. Há uma força nestes objectos, dos quais ignoro quase em absoluto o propósito, que sempre se me impôs como digna de admiração. O design podia não ser imaginativo ou delicado, mas competia vigorosamente com as imagens dos estados totalitários, assim como o Novo ou o Soviético. Com uma ligação quase esmagadora ao material. De alguma forma, inspiravam segurança e, nessa medida, também contribuíram para o êxito de certo tipo de ideologias.

sábado, 14 de agosto de 2010

conversas entre nuvens


Cascais em boa companhia, a misturar três paixões: barcos e mar, luminosidades fugitivas entre nuvens velozes e a conversa que fica a flutuar no ouvido muito depois de ter tido lugar.
Sempre me encantou um céu carregado de nuvens em dias de vento, que é como as ideias que nos passam pela cabeça. Rápidas, mas tranquilas como um passeio de barco sonolento, com vagar para a vadiagem de espírito.