sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

expectativas

Fim do ano, fim do mundo, natal, aniversário, fim-de-semana, férias, feriados. Datas, momentos, minutos, todos especiais, todos carregados de expectativas desmesuradas. Que não se verificam para a maioria das pessoas. E não é só porque são demasiado grandes e não têm nenhuma forma de se materializar, por magia, no momento, na hora ou no dia marcados. Não. É só porque não prestamos atenção e não tratamos de viver o presente, sem expectativas que nos situam no futuro, que ainda não existe e, por isso, não podemos gozar.
As expectativas são fantasias. O momento actual é que importa. Não é o fogo de artifício do fim do ano, as correrias para um natal em que esperamos todos sentir aquilo que desejamos, naquele dia, com aquelas pessoas, em circunstâncias que nunca correspondem às que imaginámos, porque não dependem de nós.
O aqui e agora superam tudo isso, mas a teimosia das expectativas insiste em afastar-nos sempre do momento que vivemos e que é o mais importante, o único que conta. Nunca ligamos ao que é importante e, o pior, é que educamos toda a gente para desligar do presente e concentrar a sua atenção num futuro que não existe e que não temos forma de prever ou moldar ao nosso gosto.